Em tempos de pandemia, tivemos que nos adaptar de várias formas: desde o home office à princípios básicos de higiene e limpeza dos quais fizeram com que nossos princípios e bases educacionais que vão do convívio familiar e cultural, até a educação aplicada no ambiente escolar fossem reavaliados num contexto de formação pessoal e profissional.
A educação, saúde e o trabalho são compreendidos como práticas sociais que fazem parte do modo de produção da existência humana, precisando ser abordados historicamente como fenômenos das relações sociais.
A educação em saúde estimula a prevenção de doenças, a promoção da saúde, e o engajamento da população e a sua participação em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas, pois o objetivo é contribuir com a melhora da saúde e qualidade de vida da sociedade. Ao incorporar o tema da saúde no projeto pedagógico, a escola passa a promover ações educativas em saúde que levam à reflexão sobre o que é ter uma vida saudável. É por meio dessa reflexão, a partir da realidade, que as pessoas vão descobrindo que é impossível falar de saúde sem pensar nas condições de moradia, de trabalho, na alimentação, na educação, nos serviços de saúde, no lazer, na forma como nos relacionamos com as pessoas, na forma como protegemos a natureza e o meio ambiente, na força da nossa organização, na decisão política, enfim, nas condições de vida da comunidade. como um todo. Devemos nos atentar para a promoção em saúde numa concepção ampliada e não apenas no âmbito da ausência de doenças garantindo por completo o bem-estar físico, social e mental de nosso corpo.